segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Psicologia e Epistemologia II

Se formos pensar em "bases neurológicas", as representações mentais da cognitiva estão no mesmo barco da segunda tópica freudiana. São várias estruturas criadas, hipotetizadas (com bases em filósofos ou em tecnologia) para se pesquisar como o produto biológico (mente) funciona.

Acho que nesse contexto a discussão vai até além da epistemologia pois o tempo passa e a prática vai se moldando/articulando independentemente das lacunas epistemológicas. Então eu fico pensando se vale a pena não considerar também o que está encima. Ou seja, onde se insere a psicologia, mas quanto mais se afasta deste aspecto orgânico, mais se aproxima da filosofia, das poltronas e de uma guerra sem fim.

Como eu tenho proximidade com uma linha que não parte do estudo controlado do laboratório, mas da reflexão de filósofos (humanista - daseinsanalyse), esses "desafios de cientificidade" me fazem por a prova as psicologias e a consequencia é sempre rever os métodos.

Como se pratica a psicologia? Todos podemos "dar uma de psicólogo/médico/advogado". No caso dos psicólogos, a prática é muito voltada para o diálogo e quando precisamos de algo escrito, "oficial" (também) utilizamos um teste psicológico, não usamos bisturis, remédios, nem aprendemos a analisar telas com sinais vitais, neurológicos (você pode até ter aprendido, lido mas não usa).

Daí que se eu proponho "cadê a organicidade?" eu estou indo além desta prática verbal ou não verbal (seria neuropsicologia junto com a cognitiva uma forma de reverter isso?). Então se a minha teoria ou qualquer outra que não esteja preocupada com os milisegundos da onda cerebral que dão consciência, eu posso ser acusado de não científico e vai ter algum sentido pois eu não vou estar mesmo fazendo a ciência "dura".

Ao mesmo tempo que pedimos cientificadade estamos reclamando dos aspectos existencias e os "alternativos" sabem muito bem disso que fazem uma graduação de naturologia com mensalidade exorbitante com boa procura (Naturologia - Anhembi Morumbi).

Enquanto os "naturólogos" dizem que a ciência é fraca os cientistas retrucam dizendo que ainda não chegaram lá. Quando conseguirmos encontrar um ponto comum (psicologia com psicologia rs), esse é um problema que espero esteja resolvido.

Texto também no orkut.

Nenhum comentário: