quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Solidão: evolução intrapessoal?

Pergunta: A solidão é consequência da evolução intrapessoal?

Pra qualquer teoria na Psicologia atual que você estudar, mesmo as mais deterministas, evoluir jamais será "estar só", ou que a solidão seja o resultado de uma evolução. 
O bebê começa se relacionando com a mãe. À medida que ele adquiri mais habilidades e uma melhor percepção de mundo, sua rede de relacionamentos e as formas de agir especificamente para cada vínculo aumentam. 

Trago o exemplo de um sonho que o Medard Boss analisou e publicou num dos seus artigos e reflete o que estou dizendo. Um jovem rapaz que estava em terapia sonhou que viu de longe umas figuras que se assemelhavam a humanos. Ele pegou um binóculo e viu que se tratavam de algumas jovens mulheres. Com a evolução da terapia e próximo do seu término, ele sonhou novamente e conseguiu não apenas ver as mulheres sem precisar do binóculo como pôde conversar com elas. 
Seria uma evolução o rapaz avistar a vida inteira as mulheres de binóculo? Se a sua terapia não for para formar padres, há uma grande chance de fracasso e piora do quadro do paciente.