quinta-feira, 3 de junho de 2010

Violência e conflito

A violência não é natural do ser humano, ela é naturalizada, como se fosse algo natural, com que as pessoas nascem ("esse aí vai ser bandido quando crescer", "o cérebro daquele adolescente é diferente do seu"), banalizada como se fosse algo do cotidiano de tão comum e sem consequências punitivas/mediadoras. Ela é propagada pelos mecanismos culturais da sociedade, aprende-se a ser violento e agir de forma a intervir negativamente na vida do outro. Assim como a violência é cultural, a cultura de paz também se constrói e se aprende pelos seres humanos, todos precisamos construir socialmente a paz. 

Há diferença entre o conflito e a violência. O conflito é um desacordo/incompatibilidade entre duas ou mais pessoas em relação a suas opiniões, valores, objetivos ou necessidades, faz parte da condição humana. 
A forma como encaramos os conflitos é que os torna negativos ou positivos. Já a violência tem a característica de anular e prejudicar o outro, ferindo os direitos humanos. Não há possibilidade de mediação de conflitos em situações de violência mas inicialmente a ação é do poder judiciário.

A agressividade também tem conotação positiva ou negativa. Lutar pelos direitos humanos é uma forma de agressividade para algo que produza resultados positivos.

Tomando como exemplo a inclusão e exclusão, como queremos ter uma sociedade inclusiva se na própria ESCOLA os alunos já praticam exclusão e os responsáveis são convenientes com isso?

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrivel, me ajudou muito.

Anônimo disse...

Continue assim.