quinta-feira, 13 de maio de 2010

Personagens e "rotulações"

É importante lembrar que a Psicologia vai bem além de dizer quem é neurótico ou perverso (que está mais pra Psicopatologia que é uma ciência independente, e esses conceitos psicanalíticos assim como os fenomenológicos ajudaram essa ciência a se constituir assim). Quem se limita a essas considerações está fazendo Ideologia e não Psicologia (inclusive o debate teoria x vs teoria y pode dar na mesma). 

Se eu me limito a pensar a Olívia do desenho Poppey pelo construto teórico "causa histérica", corro o risco de desconsiderar um modo de ser específico dela de se relacionar consigo mesma, com o outro e com o mundo que eu particularmente acho sensacional e uma colega minha tem o personagem da Olívia no avatar rs 
Já bastam os médicos nomeando o paciente pelo número do quarto e do leito.

Link no orkut.

Nenhum comentário: