domingo, 6 de março de 2011

A solidão é processada na mesma area que a dor ?

Minhas resposta à pergunta: A solidão é processada na mesma area que a dor ?


Mesmo que fosse na mesma área do córtex (cognição), ou do sistema límbico (afetividade), não justifica, é um reducionismo barato. Além do exemplo que o colega Carlos apresentou, se fosse assim não haveria pessoas que pediriam por um momento sozinhas, seja para relaxar, "esfriar a cabeça", "pensar na vida". 

É preciso admitir a realidade que estamos valorizando comportamentos de características individualistas, como o aumento no número de casais separados, divórcios, pessoas morando sozinhas, relacionamentos íntimos instantâneos, preferências por meios digitais para se comunicar.

Todos temos necessidades, várias necessidades. Estar em grupo, amar, ser aceito é uma delas, e das mais básicas. É tão forte isso que nascemos precisando que um outro (mãe ou "mãe", que cada abordagem na psicologia dá um nome diferente) faça tudo por nós. O que chamamos de "estar sozinho" é expressar uma necessidade nossa que vem carregada de sentimentos negativos. O passo adiante é pedir, e daí em diante a dor que é expor ou a dor que é não expor esta nossa necessidades (Marshall Rosemberg - livro Comunicação Não Violenta). 

Lendo o M.R. esse questionamento se mostra relevante: será que realmente mostramos nossas necessidades e pedimos para elas sejam satisfeitas? Taí uma reflexão sobre as nossas ações. O legal é que dessa forma até conseguimos saber claramente se seremos ou não atendidos rs

Nenhum comentário: