quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Epistemologia e Psicologia

Nas aulas mais teóricas na faculdade, a discussão a que eu tive acesso foi limitada no sentido de separar psicologias compreensivas (intenção) e psicologias objetificantes (causa). Praticamente o mesmo fundamento do dualismo "filosófico" e "científico" mas com outros nomes.

O que eu ainda tento encontrar (e o que deveria direcionar de acordo com o contexto cultural-etc-etc que temos hoje) são as bases comuns e pontos de apoio em que se possa caminhar firmemente, pelo menos no aspecto prático, da prática profissional.

O que vemos em comum pela história da Psicologia é o movimento que parte para ampliação da subjetividade. Mais valor, mais problema, mais estímulo, uma expansão "pra dentro e pra fora". Mas nunca determinante e sempre fluido. Os valores vão se alterando, coisas que não são mais problemas criam outros problemas e a experiência ou impacto desses eventos tem relação direta com o contexto das pessoas.

Contextualização é algo que podemos considerar como básico para avançar cientificamente. Exemplos: o índio tem mais independência do que nós numa selva. Ele sabe o que comer, como comer e o que fazer e depende menos dos outros, da institucionalização, numa situação de caos, ele lida melhor do que nós. Se colocarmos o índio numa Wall Street ele teria grandes dificuldades, provavelmente o mesmo tipo de dificuldade que teríamos para comer se não houvesse supermercado :D

Não há sentido fazer uma ciência humana como é a Psicologia e não utilizar esse principio nas pesquisas. Aí está uma das grandes críticas à Psicologia no decorrer da sua história.

Daí que contextualizar também envolve todo, e todo envolve sistema. Partimos para mais princípios e vêm os problemas epistemológicos: a ciência "numérica" tem um substrato rígido, fixo e isolável mas uma ciência como a Psicologia tem um substrato pouco palpável, complexo e "indissociável". Avançar científicamente é avançar filosoficamente. Aqui eu penso em unificação.

Mais no orkut.

Nenhum comentário: