sábado, 6 de fevereiro de 2010

Considerações sobre perfis fake

O que faz um sujeito usar profile falsos em sites de relacionamento?

- não gostar da própria identidade
- se mostrar como um super-herói que admira
- criar uma verdadeira nova identidade (sem coragem de assumir pessoalmente)


Eu não descarto nenhuma dessas opções. Usar um perfil fake pode modificar algumas qualidades da sua forma de relacionar, permitindo adentrar "outros territórios" sem o risco de represálias, como um "se mágico" (e se você fosse fulano e pudesse ...). Ou seja, seu espaço de relacionamento aumenta, você pode estar com outras pessoas e partilhar das mesmas crenças, humor. Uma comunidade que causaria estranheza para os seus amigos, nela, como fake, você pode ser o grande contribuidor.

Os psicanalistas utilizam muito o termo "transgressão" como se a roupa de fake "liberasse geral", um aval para se fazer o que quer sem ser repreendido.

Mas é complicado olhar a situação apenas pelo aspecto negativo e como disse, mesmo perfis reais podem "colocar apenas o que quer", ou seja, de certa forma, todos somos um "avatar". Todos procuram representar seu perfil como querem, fazendo uso de cores, poses, textos, smileys.

Como Ghiraldelli escreve no seu artigo, o Orkut permite que as pessoas alcancem atenção pelo foto do avatar, uma moça de seios fartos decotados obtém grande número de visitantes. Agora, ela é um alguém e com fama, 800 amigos que ela nunca viu na vida. Essa grande anônima pode ser real, suas fotos verdadeiras, seus textos verdadeiros, mas meu conhecimento sobre ela vai até aí, consigo ver até onde ela se expõe ou algum deslize ao se inscrever em alguma comunidade excêntrica.

No aspecto social envolve muita "dissociação", conseguir separar desejos, crenças para si mesmo. Um bom perfil fake dá trabalho então são normalmente pessoas com largo conhecimento cultural e boa capacidade cognitiva. É preciso saber criar, manipular representações que se encaixem na percepção da outra pessoa de forma que esta acredite no que vê, haja verossimilhança.



Existe uma cultura muito forte de exposição da nossa privacidade, quem tem privacidade na atualidade é um fracasso, já que o ponto alto de uma cultura que prioriza posse, poder e aparência está exatamente em se mostrar.

Qual o lema do programa de audiência massiva que já está na 10ª edição, competindo inclusivo com vários outros do mesmo gênero em canais também da rede aberta? "Vamos dar aquela espiadinha?". É bonito e divertido ver e ser visto.


Mais no orkut.

Nenhum comentário: