sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais uma vez (e aconteceu de novo)

Sim, no trem, lotado.

• Dessa vez, um homem aproximadamente 28 anos, sentado junto de outro de pé, na mesma faixa etária.

• Um dos homens falava como se estivesse cantando, muitas gírias (primeira vez que ouço "o chicote vai estralar"), uma forma de falar demonstrando reação, indelicadeza, incompreensibilidade, ansiedade, agressividade. Enfim, mais um se expressando com violência e intimidação, irônico que eu estava com a música "Tenderness" (delicadeza, em português) na cabeça, música que me traz significados memoráveis.

• O homem sentado estava sentado perto de mim. As pessoas à minha volta ficavam olhando, discretamente, de vez em quando. Era como se houvesse uma amarra, os movimentos mais duros, a esponteneidade mais limitada. Uma moça sentada à minha frente ficou dura, não levantava a cabeça, apenas aquela forma de "espiada", vale notar que um tempo depois que a dupla foi embora, não só ela teve mais movimentos com a cabeça como também se articulou um pouco, assim como um outro rapaz que começou a conversar com uma moça que estava no vagão há um bom tempo.

• O que é interessante: no mesmo vagão, havia um casal com um bebê. Mas o bebê, um verdadeiro cantor, berrava muito alto e eu mesmo me sentia com dor de tanta dor que o bebê conseguia expressar num grito estridente, monotônico, quão alto suas cordas vocais alcançassem. No momento em que isso acontecia, o homem ficava quieto, a conversa cessava. Até se ouvia "a mãe nessas horas que sofre pra aguentar, eu não queria ser ela".

• Daí que eu penso: só há violência enquanto há medo. Violência é uma forma de expressão marcada pela reação, agressividade em relação ao medo percebido/lidado. De que ele está reagindo? O que faz ele se expressar assim e inclusive na medida em que a conversa se desenvolve o tom fica mais alto, mais dinâmico, como se ele se identificasse com o que diz. A neuropsicologia tem isso bem claro, postarei algo relacionado em breve. Pra começar a introdução desse post, o homem nasce bom?

Em breve mais sobre esses episódios hehehehe

Nenhum comentário: