quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A noção do espaço público

O que é o espaço público? De forma simples, pode-se dizer que é um local usado essencialmente em comum por várias pessoas, sem restrição de acesso, como a rua, ou com algumas restrições, como o m² de um trem.

Quando usado em grandes concentrações de pessoa e em curto espaço de tempo, não há espaço público que se mantenha sem que a própria noção do nosso espaço, espaço do "eu", vá por água abaixo. Quer dizer, sentimentos que você não costuma pensar com frequência ou apenas em certos momentos mais "íntimos", podem aparecer e tomar-lhe por completo a sua "subjetividade", vontades que costumam aparecer quando se está indignado ou excitado, podem aparecer e impulsionar-lhe para atos "desafogadores". Quer dizer, esse espaço que até então tinha um objetivo bem simples e direcionado, começa a tomar proporções gigantescas e a influenciar na forma como você passa a se relacionar naquele momento.

Eu não consigo imaginar que outra explicação possível para compreender como uma pessoa consegue se manter frente ao esmagamento, encoxamento, sufocamento, descontentamento, esgotamento e todos esses "mentos" que combinam em "aguentamento" senão por TRANSE. É, indução hipnótica mesmo. Na marra.

Quando o trem abre as portas, você é o primeiro da fila, trocentos querem sair e trocentos querem entrar. Embate de montanhas em que você está no meio impedindo a passagem, pois você ainda não é passageiro mas uma barreira. Consideremos o termo "passageiro" quando você não estiver mais com os pés no chão. Daí então você já não estará mais como estava antes a nível "mental" ou que pelo menos sua consciência tenha se modificado a partir do momento em que o seu corpo passou de você para a posse alheia (ou o que se depreende de "esguelar em vão"). Pode ser que sua roupa esteja amassada, sua testa, virilha e axila molhadas, ou até que sua "roupa de baixo" esteja fincada em seus genitais, mas mentalmente é que há algo acontecendo de verdade, você está em transe e nada mais disso importa. Você vai sair dessa em alguns minutos, talvez horas, mas quando sair será outra pessoa, voluntariamente com termos que se aproximariam de "violentada" para o código penal mas que para você será entendido como "alívio" e sensação de dever cumprido.

Tá vendo? Foi tão difícil assim?

Nenhum comentário: