segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Por quê nos acostumamos?

Chega uma hora em que nem apreciamos mais o raiar do dia , a beleza dos raios solares que irradiam -se por todos os lados misturando se às multiplicidades de azul no céu , nem observamos os movimentos das àrvores com o vento , o que dirá das filas de formiguinhas operárias que carregam alimentos com o triplo de seu tamanho em uma fila organizada (isso quando não as esmagamos).
Chega uma hora em que nos acostumamos com as pessoas , isso é triste , elas não nos causam mais nenhum deslumbramento , nem uma interrogação , dizemos :Ah estou acostumada com tal pessoa...ela é assim e pronto (como se soubessemos algo à respeito).
Parece muito igual todo dia , trabalho , faculdade , obrigações e mais obrigações , e a vida vai passando .Como vai seu dia? -Ah está tudo igual , vai indo!
Como podemos inventar um mundo estático e sem transformações , sem admiração? esse sim é um mundo que não existe .Como poderia uma experiência humana ser vivênciada duas vezes?já dizia um filósofo que não me recordo o nome no momento:´´Ninguém que entre em um rio poderá sair dele`` , isso por que ao sair a pessoa não será a mesma e o rio também não será o mesmo.
Quem já leu O mundo de sofia pode perceber como a atitude filosófica esta pautada no deslumbramento da vida , no olhar curioso , no despertar de uma criança que tudo quer saber e habita dentro de nós.
A vida é da ordem do acaso , a admiração é da ordem do belo , e pra quem tiver olhar é possível encontrar belo em tudo, em todos .
Todo dia , toda experiência , toda sensação , todo sentimento , cada segundo , é sempre novo , viver é a arte de apreciar aquilo que se nos mostra .

2 comentários:

Marcelo Schiavo disse...

Luciana, que texto incrível. Provavelmente não tenhamos a noção real da riqueza que você alcançou escrevendo isso.

Não sei se você já assistiu mas suas palavras sintetizam o filme Na Natureza Selvagem.

http://www.youtube.com/watch?v=fGKVpTRe8GM&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=oeCKPodA1Wk

luciana*yoga disse...

Obrigada Marcelo , é o qeu eu sinto , é tão simples , esta tudo ai para nos deliciarmos , mas nem percebemos , nem olhamos ao redor , só para conter nossas certezas existenciais , e fica tudo tranquilo eu sei que sei algo e pronto , que triste .