quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Comentando texto na coluna do Prof. Luiz Pondé

Leia o texto do Pondé aqui.

Sou ateu e muito feliz por isso. Também sou FÃ DO PONDÉ e já tive oportunidade de falar isso pessoalmente pra ele. Gente que tem "as sacadas" como ele tem merece respeito.

O Pondé é pós-doc em epistemologia. Ele manja mais que muita gente que o criticou ad hoc nesse assunto. Só lamento.

O texto é bom e segue o estilo despojado dele. Foi escrito para um público-alvo acostumado a sua escrita e criticando um tipo específico de ateu que ele mesmo vivenciou.

O que eu tiro pra mim do texto é: de tão presos no ateísmo, perdemos a noção de considerar o todo e a experiência religiosa, rancoroso e cafona nesse sentido eu mesmo já pensei antes.

Todos no fim tem o mesmo objetivo: mais ou menos segurança, amor, comida e blá blá blá. O que difere é o método e a diversidade características da condição humana.

E sinto muito, é função de um ateu atualizado ir além das críticas às mazelas religiosas (e não são poucas) e já que estamos juntos nessa, tentar tirar logo algo de proveitoso e produtivo das pessoas crentes pois é muito reducionista e pode ser egoista agir baseado no ateísmo como "única coisa vai fazer sua vida mudar". Pode melhorar e com certeza ser agente transformador, mas não só isso, temos outros métodos eficientes. Se fosse tão limitado seria impossível trabalhar em grupos rs Nesse sentido, eu tô com o Pondé.

Agora, criticando o prof. Pondé, acreditar em si mesmo pode ser cafona mas na hora do aperto é o que sobra na prática né. Por isso que nessas horas tiro Ray-ban da gaveta rs

Nenhum comentário: