quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"Dreaming", o sonhar.

Sintetizado a partir de: Enciclopédia de Ciências Cognitivas do MIT

- Atividade mental não cessa no sono;

- Não é contínua, varia nível e intensidade conforme estado do cérebro de REM para Não-REM.

- Até descoberta do REM em 1953 por Aserinsky e Kleitman, era limitado à especulações dos esforços de interpretá-los esquematicamente.

- Freud: bizarrice do sonho é por causa de "censor" da mente que modifica desejos inconsciente liberados no sono para não acordar.

- Depois 1953, objetivo é explicar atividade neural embasando o fenômeno.

- Sonhos em REM: sete vezes mais longos, mais perpceções sensoriais e imagens visuais mais vividas. Mais provável de ser animado, com descrições de andar, correr, fazer esportes ou até voar. Cenários acompanhados de forte emoções como ansiedade, elação e raiva em relacionamento próximo à trama.

- Sonhos em Não-REM: mais pensativos e chatos/entediantes [dull].

- Ativação cerebral é um determinante para tamanho do sonho e intesidade visual, pois Não-REM tem baixa atividade de onda cerebral.

- Aumenta-se o limite para estimulação de sensorial externa, o que permite estímulos internos dominarem o cérebro, este até proteje o cérebro do primeiro no sono REM.

- Com mais estimulo, informação externa pode ser incorporada na trama do sonho, mas possibilidade é pequena e pode interromper sonho e acordar. Quando se acorda assim, se em sono REM, lembrança do sonho é de 95%.

- 1977: hipótese da ativação-sintese, sonho ativado pelo sono REM. Vivência vívida associada a sinais das regiões límbicas, visual e motor da parte superior do cérebro. Bizarrice por causa da natureza caótica do processo de autoativação e falha da memória de curto prazo por causa da mudança química do sono REM.

- Técnicas de gravação por microeletrodos: sistema neuromodulatório cerebral bem diferente do sono REM para acordado. Acordado as celulas noradrenérgicas e serotonérgicas estão ativas, em sono REM, desligadas. Assim, cérebro aminergicamente desmodulado e não pode processar informação da mesma forma que acordado, amnésia e bizarrice vem daí. Neurônios pontine colinérgicos intensamente ativados e ativam outras áreas sensorias, motores e amidala.

- Pode ocorrer sonhos no início [onset] do sono e no sono Não-REM.

- Teoria do Modelo Tridimensional do Local e Espaço, i.e., Ativação cerebral, Fonte de Entrada e força e Modo de processamento (Activation, Input and Mode, AIM). Acordado, máximo de AIM, AIM intermediário para Não-REM e máximo de Ativação e zero de Input e Modo no REM.

- Bloqueadores psicofarmacológicos que suprimem neurotransmissores aminérgicos diminiuem sono e sonho em REM. Depois de tirados, intensifica-se sonhos e até psicose pode ocorrer. Sonhos em REM são potencializados por impedidores colinérgicos.

Nenhum comentário: