segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Comportamento de filhos e tendências

"Crianças tendem a ter o mesmo comportamento dos pais."

Assim como não repetem em nada o comportamento. Se a generalização fosse verdadeira não existiria a rebeldia e as revoluções.

Na ditaruda, havia uma parte da população de pais que era conivente com a repressão, enquanto seus filhos já criticavam o "cálice".

Atualmente a propaganda é forte no sentido de alucinar os filhos e a partir destes os pais, de forma que sigam seus desejos e comportamento.

Existem algumas estatísticas mostrando por exemplo que filhos de mães esquizofrênicas têm 4 vezes mais chances de serem esquizofrênicos.

O psicólogo canadense Albert Bandura em meados do século XX já pesquisava a influência da observação pela criança do comportamento de adultos no comportamento da criança, o que foi denominado aprendizagem social, por meio do condicionamento vicário ou indireto, sem que a pessoa precise se engajar num comportamento (operar) para aprendê-lo ou modelá-lo.

Ainda assim, a concepção de homem nessa psicologia cognitiva parte do princípio que os humanos são auto-conscientes, podem se colocar como objeto de sua reflexão, ou seja, não é determinista.

Também é importante dizer que há muitos comportamentos que as crianças podem observar sem ser os dos pais, há muita tecnologia disponível dificultando essa limitação.

É comum ouvir esse discurso de pais que pretendem educar seus filhos em casa, sem escola, de forma que passem seus valores para a criança, o que é protegido pela constituição. Na escola a criança tem acesso a outras pessoas e culturas, ampliando sua percepção de mundo.

Mais no orkut.

Nenhum comentário: