quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Discutindo sonhos II

Se eu eu tenho um sonho bom eu quero sonhá-lo até não aguentar mais rs

Mas quando eu fico lucido no sonho eu consigo reverter a situação, normalmente é mais fácil quando já temos alguma ideia de como lidar com a situação (outra coisa que pode ser usada e extraída dos sonhos: criatividade).

Por exemplo, hoje eu sonhei que estava com uma companhia muito agradável, foi muito prazeroso, mas ela dizia que estava com problemas, eu tentava contorná-los (mesmo que a minha resposta fosse absurda de ser aplicada), até um ponto que simplesmente desapareceu, não consegui mais fazê-la voltar e mudei de sonho.

Pretendo retornar nele hoje ou até conseguir, mas lucidamente. Uma coisa que eu tenho dificuldade nos sonhos é quando as pessoas não conseguem mudar, é até uma dúvida: vocês também sentem algo como livre-arbítrio nas pessoas dos sonhos? rs Vou tentar fazer uma mágica qualquer e ver o que dá. Apesar de que isso está mais relacionado a minha abertura com os outros no meu mundo do sonho (característica do meu Dasein onírico, ser-com-os-outros-no-mundo [das Mitsein]).

Essa é uma vivência que tentamos lidar nos sonhos e que os resultados obtidos podem ser aplicados na vigília, pelo menos para termos mais confiança, e eu me sinto mais seguro quando já tive algo similar a experiência que estou vivendo no momento, algo que os psicólogos sociais cognitivos chamariam "motivação epistêmica", relacionada à procurarmos obter informações dos locais e das pessoas para melhor nos relacionar.

Acho que podemos avançar muito cientificamente no que se refere às possibilidades existenciais no sonho. Só porque não é compartilhado não implica dizer que é inútil e seja esgotável de motivação.

Quem alcança o sonho lucido tem uma ferramenta a mais pra lidar com essas situações. Apesar de que nesse caso os fins justificam os meios, realmente depende da pessoa, casuísmo.

Nenhum comentário: