sábado, 26 de dezembro de 2009

Dúvidas sobre ética

Se a pessoa não se apresenta como psicólogo, ela não está ferindo o código de ética, não temos como denunciá-la. Não está atuando como profissional da Psicologia, mas "terapeuta", exceto nas atribuições privativas.

E minha dúvida vai nesse sentido: participo de uma comunidade sobre Sonhos Lucidos, nela eu comento sobre os sonhos relatados, o processo do sono e até tiro dúvidas. Certas vezes me sinto "privilegiado" pois tenho acesso a informações obtidas como graduando de psicologia que facilitam meus questionamentos.

Para tentar separar, tenho respondido de forma genérica e limitado ao contexto científico. Frequentemente respondo com uma pergunta "terapêutica", com o intuito de provocar reflexão e até escrevo para não responder ao meu questionamento alegando que seria anti-ético e que isso poderia ser levado numa sessão de análise. Se perguntarem formação, respondo que sou graduando de psicologia ou fã do tema.

Daí tenho me questionado se isso não caracteriza uma intervenção terapêutica, principalmente quando se propõe algo próximo a um início de uma análise de algum relato de sonho, e se essa postura não prejudica a categoria como um todo no momento em que informações e questionamentos possíveis de serem utilizados numa terapia (cobrados) estariam sendo veiculados via orkut. O que vai contra isso é o apoio científico fornecido "prontamente" no momento em que uma pergunta simples é realizada.

Seria isso suficiente para caracterizar aconselhamento?
O questionamento do relato inicial de um sonho via orkut é anti-ético?

Só estaria liberado se me apresentasse como "terapeuta", mas digamos que eu fosse psicólogo formado e com CRP, isso não configuraria uma falta ética mesmo com essa apresentação "dissociativa"?

São questões que envolvem mais a minha ética pessoal e que alcançam a valorização da profissão de psicólogo.

Um comentário:

Templário disse...

Marcelo, também sou graduando em Psi. Acredito que seus comentários nas comunidades no orkut, passam longe de caracterizar um aconselhamento terapeutico; não por falta de conhecimento da área e muito menos por seu profissionalismo. Mas refleti na perspectiva de que tudo o que lemos sobre psicologia nem sempre são aconselhamentos, são na vdd diretrizes, orientações, e nisso não vejo problema ético algum.Como formador de opinião tambem tem o direito de expor seus pensamentos não só como psicólogo, mas como filósofo, antropólogo, sociólogo e tudo aquilo que contempla sua configuração de homem como um todo. Muito boa suas considerações. Parabéns pela argumentação. Espero que eu tenha ajudado a vc refletir. Tenha um bom dia.